Criança bem Segura
Em viagens longas ou trajetos curtos, não importa. Segurança em primeiro lugar! As crianças devem sempre esta no banco de trás, acomodadas nas cadeirinhas indicadas para suas idades.
Há cerca de dois anos é obrigatório no Brasil o uso de cadeirinhas de carro para crianças até dez anos. A desobediência é punida com pesada multa. A questão, porém, é maior que o tamanho da multa. Envolve a responsabilidade pela proteção das crianças que transportamos.
A boa notícia é que os resultados positivos já estão aparecendo. Em maio de 2012, o Núcleo de Estatísticas da Polícia Rodoviária Federal revelou estudo apontando queda significativa no número de mortes de crianças.
Acostumar a criança, desde pequena, a usar a cadeirinha deve fazer parte da sua educação. A regularidade cria o hábito e minimiza reclamações de desconforto, principalmente a partir dos dois anos. A ONG Criança Segura recomenda explicar à criança a importância do dispositivo. Mesmo que ela ainda não seja capaz de entender os riscos, irá conscientizando a informação.
Veja qual é o tipo de cadeira de segurança mais adequado ao peso e à idade da criança.
Importante!
- Adquira sempre produtos certificados conforme normas européias, americanas ou brasileiras (selo do INMETRO). Na hora de adquirir uma cadeira de segurança dê preferência as lojas que ofereçam auxílio na instalação.
- Antes de comprar a cadeirinha, experimente instalá-la para ver se é apropriada para o cinto e assento do seu carro e peso da criança.
- Não reutilize cadeiras de segurança que já estiveram em um acidente de carro
- Como identificar um dispositivo de retenção certificado
- A lista de cadeirinhas certificadas pode ser consultada no site do INMETRO
Fonte: ONG Criança Segura