Levantamento divulgado pe Organização de Saúde (OMS) na semana passada aponta que a depressão afeta jovens e adultos na mesma proporção. De acordo com o diretor do departamento de Saúde Mental e Abuso de Substâncias da OMS, Shekhar Saxena, atualmente o número de jovens com idade entre 12 e 25 anos que sofrem com depressão é tão alto quanto o número de adultos. "O problema, neste caso, é que muitas vezes a depressão não é detectada porque não há consciência do indivíduo da real incidência da doença", afirma Saxena.
Segundo dados da OMS, número de mulheres afetadas pela doença é 50% mais elevado que o dos homens, aproximadamente 5% da população sofreu algum nível de depressão no último ano. A doença afeta cerca de 350 milhões de pessoas no mundo todo.
A depressão pode se manifestar em todas as idades e em ambos os sexos. Entretanto, são as mulheres que mais sofrem com o mal. A estatística está ligada principalmente à depressão pós-parto, que afeta uma mãe em cada cinco no munco. "Os homens, no entanto, têm mais tendência a abusar do álcool e do consumo de drogas", pondera Saxena.
Pelo menos um milhão de pessoas cometem suicdio a cada ano. E de cada dois suicídios, um tem a depressão como causa direta. Os números sobre a doença foram divulgados pela Organização Mundial de Saúde por ocasião do 20º Anivesário do Dia Mundial da Saúde Mental, que foi promovido no dia 10/10/2012.
OMS alerta para o diagnóstico da doença, as pessoas precisam saber diferenciar mudanças de humor da depressão. A doença se manifesta por um sentimento de tristeza profunda que dura, pelo menos duas semanas e impede qua a pessoa leve uma vida normal. A depressão se dá por uma série de fatores, sejam eles sociais, psicológicos ou biológicos. Em muitos casos, a doença pode estar relacionada com a saúde física. As doenças cardiovasculares, por exemplo, são capazes de causar depressão e vice-versa.
Devemos ficar atentos a essa doença silenciosa e que pode causar grande mal a pessoa doente e a toda família.