Diversão na festa de aniversário

Brincadeiras para festa de aniversário

 
 

Pintura, esculturas com bexigas, corrida do ovo. Veja algumas dicas para animar a garotada durante a comemoração:

 

 

Beto Tchernobilsky
 

Hora da brincadeira 

- Procure convidar crianças da mesma idade. Se tiver muita diferença, é preciso pensar em atividades diferenciadas.

- Distribua camisetas tamanho G ou aventais para os pequenos não sujarem a roupa de festa. Eles podem ir junto com os convites! 

- Prepare um cronograma da festa com, no máximo, quatro horas de duração. 

- Prefira apresentações que não durem mais de 40 minutos para crianças até 4 anos e de uma hora para as maiores. Elas se cansam e acabam se dispersando. 

- Evite apresentações muito barulhentas e com grandes surpresas para crianças pequenas. Elas podem ficar com medo. 

- Confira o espaço necessário para montar o cenário e também se será preciso usar eletricidade e de qual voltagem. 

- Se você contratar um showzinho, marque o início para 1 hora antes de cantar o parabéns. 

- Elemento surpresa: algo que seu filho goste muito e que ele só vá descobrir na hora. Pode ser um show de mágica, palhaço, teatro de fantoche ou até um realejo!   

Manoel Marques
 

- A corrida de ovo é uma das muitas brincadeiras que você pode organizar para animar a festa. Anote outras: corrida do saco, dança das cadeiras, corret-cotia, cabra-cega... 

DICA! 
Se tiver mais de dez crianças em casa, o ideal é contratar monitores para ajudar a organizar a brincadeira. Shows, oficinas e brincadeiras são opções para entreter a criançada


 

Beto Tchernobilsky
 

O que vai, de verdade, fazer da festa de seu filho um sucesso é quanto ele e os convidados vão se divertir da chegada até a hora do bolo. Confira algumas dicas de como entreter a criançada. 

Crie "cantos" 

Quanto menor a criança, mais rápido se cansa de qualquer atividade, pois sua capacidade de concentração ainda é limitada. Uma forma de fugir dessa cilada é montar vários cantinhos na casa ou no salão, com atividades simples, para eles explorarem: casinha de boneca, lava-rápido com muitos carrinhos, lápis de cor e papéis, massinha, instrumentos musicais, livros infantis e almofadas. 

Organize oficinas 

Para crianças com mais de 4 anos, ofereça projetos para desenvolverem. Sugestões: oficina de sucata (elas montam esculturas com embalagens de papel e de plástico, cola e fita crepe e pintam com tinta guache); reciclagem de papel (compre kits para reciclagem em lojas de brinquedos educativos, deixe de molho embalagens de papel desde a véspera, separe um liquidificador velho e uma bacia grande e faça as folhas com as crianças, usando casca de cebola, folhas secas e pétalas de flores para decorá-las); ateliê de pintura (compre uma tela para cada criança, guache e pincel ou, se tiver espaço – e coragem –, compre papel kraft em rolo, coloque no chão sobre folhas de jornal e proponha que elas pintem com os pés). Nesses casos, não deixe de avisar no convite que as crianças vão brincar com tinta. É para que venham com roupas adequadas. 

O bom show 

Veja o que considerar antes de escolher uma apresentação de teatro ou contratar o serviço de monitores. 

1.Prefira apresentações que não durem mais de 40 minutos para crianças até 4 anos e de uma hora para as maiores. Elas se cansam e acabam se dispersando. 

2.Assista a uma fita de vídeo do show antes de se decidir por um ou outro espetáculo.

3.Evite apresentações muito barulhentas e com grandes surpresas para crianças pequenas. Elas podem ficar com medo. 

4.No caso de monitores, solicite um roteiro de todas as atividades que pretendem fazer durante a festa. Assim você pode pedir para eliminar as que não achar adequadas. 

5.Confira o espaço necessário para montar o cenário e também se será preciso usar eletricidade e de qual voltagem.